top of page

Descobrindo como funciona uma usina termelétrica a gás e carvão

Foto do escritor: Rafa fabrisRafa fabris

Entenda de forma simples e descontraída o funcionamento das usinas termelétricas que utilizam gás e carvão


Você já se perguntou como uma usina termelétrica a gás e carvão funciona realmente? Muita gente fala sobre as desvantagens dessas usinas, mas que tal darmos uma olhada mais de perto pra entender o que rola lá dentro?


Como Funciona uma Usina Termelétrica a Gás Natural


Então, pessoal, vamos descomplicar esse assunto! As usinas termelétricas que utilizam gás natural começam o processo com o gás sendo comprimido e misturado com ar em alta pressão. Essa mistura é queimada em uma câmara de combustão, gerando gases quentes em alta pressão. Esses gases passam por uma turbina, fazendo as pás girarem. Essa rotação é convertida em energia elétrica por um gerador. Bem maneiro, né?


O Processo nas Usinas Termelétricas a Carvão


Já nas usinas termelétricas que usam carvão, o esquema é um pouquinho diferente. O carvão é queimado em uma caldeira, e o calor produzido aquece a água presente nas paredes dela. Essa água vira vapor em alta pressão, que também é direcionado pra uma turbina. Assim como no caso do gás, a turbina gira e, através do gerador, produz energia elétrica.


Impactos Ambientais das Usinas Termelétricas


Mas não dá pra ignorar os impactos ambientais, né? A queima do gás e carvão nas usinas termelétricas libera gases poluentes, como dióxido de carbono (CO₂), óxidos de nitrogênio (NOₓ) e dióxido de enxofre (SO₂). Esses gases contribuem pro efeito estufa e podem causar chuvas ácidas, o que é péssimo pro meio ambiente.


Desse modo, apesar de mais de 60% da energia mundial ainda vir das usinas termelétricas, a gente tem que pensar em alternativas mais sustentáveis. Com tanta conversa sobre descarbonização do planeta, fica claro que precisamos investir em fontes de energia limpa.


Uma Reflexão Final


Então, fica a reflexão: enquanto as usinas termelétricas a gás e carvão ainda são uma realidade, é crucial entendermos seu funcionamento e impactos pra podermos buscar soluções melhores.


E aí, curtiu entender um pouco mais sobre as usinas termelétricas? Se você se interessa por energias alternativas, vale a pena dar uma olhada nas novidades sobre hidrogênio verde e outras fontes sustentáveis que estão chegando com tudo!


24 visualizações0 comentário

Kommentare


Amorim_icone%209_edited.png
Amorim_icone%2010_edited.png
Amorim_icone%2014_edited.png

AMORIM refere-se à organização e pode se referir as firmas Giselle Amorim Sociedade de Advocacia (CNPJ: 40.769.437/0001-09), e Amorim Consulting Ltda (CNPJ: 53.653.885/0001-94) cada uma das quais é uma entidade legal separada.  A AMORIM cumpre e observa todas as normas legais e regulatórias profissionais. Consulte a amorimlawfirm.com ou amorimglobal.com  para saber quais serviços são oferecidos no Brasil. 

bottom of page