Fragata Sahand da Marinha do Irã afunda após acidente no porto. Navio teve carreira curta, comissionado em 2018 e já enfrenta reparos drásticos.
Fala, pessoal! Hoje temos uma notícia bombástica sobre a Marinha do Irã. Em março de 2023, a Fragata Sahand, um dos navios de guerra mais importantes do país, sofreu um acidente sério e está afundando.
A Sahand não é um navio qualquer. Ela já fez história ao navegar pelo Atlântico em 2018, sem paradas, junto com o porta-helicópteros Eris e a Fragata Dena. Mas, recentemente, a Sahand se envolveu em um incidente no porto de Bandar Abbas, no sul do Irã. Enquanto passava por reparos, a embarcação perdeu o equilíbrio devido à entrada de água e tombou.
O que rolou foi que a Sahand, com seus 2.500 toneladas de deslocamento máximo, construído no próprio Irã e comissionado em dezembro de 2018, estava sendo levantada quando o cabo se rompeu, fazendo o navio tombar de vez. Esse acidente gerou bastante alvoroço, especialmente porque a Sahand é equipada com um armamento impressionante: quatro canhões diversos, quatro mísseis terra-ar, oito mísseis antinavio e dois tubos de torpedos triplos de 324 mm.
A situação da Sahand trouxe à tona a importância da Marinha no cenário offshore e onshore do Irã. Mesmo com todos os desafios, o estaleiro local está trabalhando a todo vapor para estabilizar o navio e evitar que ele afunde completamente. A marinha do Irã já enfrentou diversos desafios no passado, mas esse incidente com a Sahand certamente é um dos mais críticos dos últimos anos.
Então é isso, galera! Vamos ficar de olho nas próximas atualizações sobre a Sahand e outros movimentos da Marinha do Irã. Deixe sua opinião nos comentários e fique ligado para mais novidades!